O preço de não ter estudado direito a Formação Econômica do Brasil
O cara lê o Celso Furtado como verdade revelada. Ele passa a acreditar que a indústria só começou em 1930 e que o café só foi importante quando foi queimado.
"No Brasil, a expansão educacional (...) atingiu taxas brutas de matrícula no primário de 98% apenas na década de 1990, enquanto países como Argentina(...) registravam 97% de crianças matriculadas na década de 1950 (Frankema, 2008, p. 215). Além disso, se observarmos as taxas de alfabetização, veremos que em 1950 o Brasil apresentava taxa de 49,3%, enquanto Argentina e Estados Unidos estavam muito à frente (88% e 97% respectivamente). Mesmo em 2000, o Brasil ainda não havia alcançado a taxa argentina de 1950, uma vez que apenas 85% da população era alfabetizada: situação pior que a da Bolívia (86%) (Bergès, 2009, p. 28)."A explicação para o péssimo desempenho brazuca: o Governo Federal passou a responsabilidade da educação primária para os estados e municípios, os quais não tinham capacidade fiscal para arcar com os custos. Além disso, a baixa participação eleitoral, mesmo no sub-período democrático, desincentivou os investimentos em educação. Uma outra bomba que deveria corar os viúvos do Vargas: não só o Gustavo Capanema nem estava aí para a educação primária, como o desempenho educacional foi bem ruinzinho no período. O Thomas, a propósito, é da novíssima geração de historiadores econômicos quantitativos, blogueiro e foi orientado pelo Colistete.
"Critics of free market urban development may argue that this system (:free market) will produce less-than-perfect cities, so city planners should step in to make improvements. The Austrian response is that of course the free market cannot produce utopian cities, but no other system could do better. Believing that a regulated city would be superior to the market outcome is succumbing to the Nirvana fallacy. Markets aren’t perfect, but they’re the best we’ve got."Não dá para levar as conclusões dos austríacos até o fim, mas muitos pontos são relevantes. A propósito, o livro magistral da Jane "austríaca-sem-saber" Jacobs "The Death and Life of Great American Ciites" completou 50 anos em 2011.
Location:Av. Eng. Roberto Freire,Natal,Brazil
Este blog se mudou de mala e cuia para o substack https://bodegamonasterio.substack.com/ Assinem e divulguem, por favor!
Created By Themexpose · Powered by Blogger
All rights reserved