Nunca confie em pesquisas de satisfação
Mestre Elio Gaspari diz que falar mal do SUS é "vício irracional", porque os usuários do SUS não o acham tão ruim quanto os que não o usam.
Nem poderia ser diferente, né? Existe um grave problema de viés de seleção. Os clientes da pizzaria batepapo certamente gostam de lá. Ou o público da Família Lima deve achar que eles são audíveis. E assim por diante.
Na verdade, o caso do SUS é pior porque seus clientes não tem lá muita alternativa. O próprio Gaspari relata que 53% dos usuários acham o SUS "ruim" ou "péssimo". Ou seja, com um pouquinho mais de renda, os pacientes fugiriam do SUS. Além disso, como confiar no que as pessoas respondem? (Eu mesmo sou campeão de elogiar a comida horrível em restaurantes que abominei e também aperto o botão de "satisfeito" sem qualquer motivo).
O SUS é bom? Sei lá, mas não é perguntando aos clientes que você vai descobrir. Imagino que existam medidas objetivas mais apropriadas: tempo na fila, sobrevida, infecções e outras coisas do gênero.
A propósito, o super curso do Alexandre Chiavegatto Filho deve ter muito a ensinar sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário