O que faz o historiador econômico?


O desenho está no artigo Economics and the Modern Economic Historian, que sairá no Journal of Economic History. O texto é ótimo e mostra como a História Econômica entrou na moda. Na verdade, seu autor, Ran Abramitzky, é um bem representativo: ele publicou nos melhores journals e é uma das estrelas do departamento de Economia de Stanford.
O gráfico abaixo mostra como têm aumentado o número de papers sobre história econômica nos journals top-five de Economia nos último anos:


6 comentários:

Tiago disse...

Bom dia Monasterio,

Para um aluno de graduação, interessado em história econômica e com pretensões de seguir carreira acadêmica, você faria alguma sugestão de leituras ou matérias onde ele deveria ter um bom domínio?

Leo Monasterio disse...

Legal você estar interessado. Teria como você ser mais específico sobre época e local de interesse? Você lê em inglês?
Abraços

Leo Monasterio disse...

Legal você estar interessado. Teria como você ser mais específico sobre época e local de interesse? Você lê em inglês?
Abraços

Tiago disse...

Bom dia. Sim, eu leio bem em inglês.
Eu tenho muito interesse por questões como origem a origem de instituições que permitem comércio e sobre formação econômica do Brasil. Em geral o meu interesse sempre cai nessa questão de instituições mesmo.
Obrigado pela prestatividade.

Leo Monasterio disse...

Sobre as origens das instituições e comércio, eu sugiro os textos do Avner Greif:
Greif, Avner. "Contract enforceability and economic institutions in early trade: The Maghribi traders' coalition." The American economic review (1993): 525-548.
Greif, Avner. Institutions and the path to the modern economy: Lessons from medieval trade. Cambridge University Press, 2006

Mas o que eu gosto mesmo é um que não é de economista:
http://www.amazon.com/The-Company-Strangers-Natural-Economic/dp/0691146462

Pô, FEB é um tema imenso! Sugiro que vc procure o programa de disciplina do Renato Colistete ou do Bernardo Mueller que lá vc terá as referências já organizadas.


Tiago disse...

Obrigadão. Seu blog é muito bom.

Tecnologia do Blogger.