Dicas para apresentações no Powerpoint
Estou no X Enaber. É um encontro que eu gosto muito, porque reúne os pesquisadores mais antigos com as novíssimas gerações (além de ser uma ótima oportunidade de reencontrar os amigos da área).
Infelizmente, mesmo entre os novos pesquisadores, eu sigo encontrando os mesmos erros do passado nas apresentações. (Neste exato instante, o apresentador está lendo um slide com 27 (sic) linhas de texto )
Aproveito, então, para repetir o meus post com dicas de apresentação:
Infelizmente, mesmo entre os novos pesquisadores, eu sigo encontrando os mesmos erros do passado nas apresentações. (Neste exato instante, o apresentador está lendo um slide com 27 (sic) linhas de texto )
Aproveito, então, para repetir o meus post com dicas de apresentação:
- Não use
os recursos dos PowerPoint. Eles foram criados apenas para que os
embromadores ocultassem o vazio com palhaçadas. Nunca
use som ou os efeitos de animação divertidos.
- O PowerPoint
induz que a sua apresentação seja feita em itens e subitens. Ou seja, você
vai ter item 2, por exemplo, “Fonte dos Dados”, e dentro dele o item 2.1
“A Aplicação do Questionário”. Não vá além de dois níveis. Se você começar
a ter na sua apresentação coisas como item 2.8.3.2, tenha certeza que o
seu público olhará incessantemente para o relógio. O ideal mesmo seria
fugir da estrutura de itens e contar uma estória. Uma estrutura linear de
apresentação prende mais a atenção e é mais facilmente lembrada. Mas uma
estrutura em itens também não é fim do mundo. O importante é ter uma
estrutura.
- Você, que
não é um gênio do design, deve copiar as mulheres espertas e optar pelo
pretinho básico das apresentações. Um fundo simples, monocromático ou
quase, e fontes de uma ou no máximo duas cores de letras. Sempre com muito
contraste. Na tela do teu computador pode ficar bonito, mas as cores do
projetor e a iluminação ambiente podem transformar a tua apresentação em
um involuntário e indesejável teste de visão.
- Se você
quiser mesmo usar estilos mais coloridos, eu rogo que você não use os tão
batidos que acompanham o Powerpoint. Como poucos são
minimamente aceitáveis, as pessoas acabam escolhendo os mesmos.
- Use a
Regra 10-20-30 de Guy Kawasaki. Isto é, 10 slides, para serem apresentados
em 20 minutos e com fonte de tamanho 30. Esse tamanho não é apenas para
facilitar a vida dos míopes. Serve também para te forçar a sintetizar a
tua mensagem. Achou o tamanho 30 muito rígido? Então siga o algoritmo de Kawasaki.
Divida por dois a idade do mais velho membro da plateia. Use a fonte desse
tamanho. Use a fonte Arial ou qualquer outra sem serifa e não tente
entulhar informação. Apenas os principais pontos e – pelaamordedeus- não
leia os slides para a plateia. Elas são alfabetizadas e vão se entediar
até a morte se você ficar lendo em voz alta.
- Nunca
coloque aquelas tabelas entulhadas com resultados estatísticos ou testes
adicionais. ( Se quiser, coloque alguns slides extras ao fim da tua
apresentação com as informações de suporte àquelas perguntas que sempre
surgem. Assim, quando pergutarem: “Você testou se as variáveis
cointegram?”Você – Bam! - mostra o slide dos resultados dos testes.)
- Se você
está tendo problemas em fazer com que tudo caiba em um slide só, desista.
Isso é um sinal de que você deve dividir a informação em dois slides ou
que há informação que pode ser omitida.
- Cuidado
com a ortografia. Será fatal para sua reputação a troca de um “s” por “z”
em fonte 30 projetada numa parede. Mande a apresentação para outras
pessoas verificarem.
- Tenha
back-ups em vários formatos de arquivos e de suportes (pen drive, cd-rom,
e tábuas de argila). Datashows explodem, pen drives queimam e você não
pode ficar de mãos abanando. Se você for muito cauteloso, imprima umas
cópias de handout com uns seis slides por página para distribuir.
- O
Powerpoint tem seus bugs: não só há incompatibilidade entre
versões, como também entre apresentações gravadas em máquinas com versões
do software em línguas distintas. Especialmente fórmulas e gráficos viajam
mal entre versões. Como solução, sugiro que você grave a apresentação
também em pdf . O Impress (do pacote do Open Office) também tem problemas
de compatibilidade com o Powerpoint, mesmo quando você exporta para este
formato de arquivo.
- Se em algum momento você não tem nada na tela para mostrar, chame atenção para você próprio. Como? Com um slide em branco. Automaticamente, as pessoas acordarão do transe que talvez estejam e ouvirão o que você tem a dizer. Caso você não tenha lembrado de inserir esse slide, basta teclar W (tem que ser o w maiúsculo) para que o slide branco apareça. (Se você teclar B – de Black – a tela fica escura. Isso é útil quando você quer desligar temporariamente a luz no projetor).
- Se você quiser arriscar mesmo, use o Prezi. Cuidado porque pode dar náuseas na plateia.
3 comentários:
Uma boa alternativa para fazer apresentações é usar o LyX conjuntamente com a classe beamer. Concordo com você professor, simplicidade e objetividade são fundamentais para uma boa apresentação.
Muito bom!
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