Rouanet, Prestes, Olavo de Carvalho e eu

Senta que lá vem a estória: era o ano da graça de 2002 ou 2003. Sabe-se lá o porquê, eu fui chamado para um debate sobre Economia da Cultura com o Olavo de Carvalho e o Luis Carlos Prestes Filho na PUC-RS. Eu, admirador do jerry-springer, wilton-franco, jacinto-figueira-júnior, et caterva, aceitei."Vai ser ótimo. Vai rolar um telecatch entre os dois! Jerry! Jerry!"
Para minha decepção, ambos se trataram muito bem. Gentileza inglesa. Paciência japonesa. (Ou será o contrário?). Nenhum palavrão. Nada de sangue. Nada. Enfim, o clima foi amistoso, quase amoroso.
Eu vim com o meu papinho de que Lei Rouanet é um horror, porque é regressiva, ineficiente e uma porta aberta para rent-seeking e umseteuns. A solução para incentivar a cultura seria um sistema de vouchers, tal como o proposto por Baumol e Bowen. Para minha surpresa, Olavo e Prestes Filho gostaram da idéia e a noite (era noite?) terminou bem chocha.
Hoje: nada mudou. Desfiles de moda, o tal fora do eixo, e um monte de outros escândalos são decorrência direta da farra da Lei Rouanet. O mais esquisito é que a mãe do Supla propôs o sistema de vouchers, ao mesmo tempo que defende a tal Lei. Enfim, ao invés de aproveitar a oportunidade para abolir as leis de incentivo à cultura, tudo ficará igual (ou um pouquinho pior).

6 comentários:

Eva disse...

Oi Leonardo! tem alguma base de dados dos investimentos da Lei Rouanet? Obrigada!

Anaximandros disse...

Em outra ocasião sobre o mesmo tema no espaço Santander, fostes bem mais feliz, creio, e anoite não foi tão chocha...rs. A mesmice na cultura e em todo lugar temos um governo que só acredita em intervencionismo e, com isso, vai acabar com o pouco de Estado que ainda temos. Um abraço e belo post, s.

Leo Monasterio disse...

Sim... no Santander foi reluzente! Quase ofuscante!

Leo Monasterio disse...

Eva... deve existir ou vc pode solicitar pela Lei de Acesso a Informação.
Se conseguir, me avise, ok?

Eva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eva disse...

Oi Leonardo, fiz uma pesquisa e o SalicNet do Ministério da Cultura tem dados.
Gostei muito do teu blog, parabéns! descobri que tivemos o mesmo orientador na UFPR, o grande Gabriel Porcile!

Tecnologia do Blogger.