Krugman versus economista austríaco

Ótimo debate (via Marginal Revolution). Como partidarismo emburrece, Krugman deu umas bolas-fora nas colunas jornal. Contudo, quando ele debate com um austríaco fica claro todo seu brilhantismo e o quanto ele está mais certo do que errado.
Mas a melhor frase do debate é do Samuelson citado pelo Krugman.
"Sempre me dizem que o problema com o Marx é que ele não foi entendido pelo seus seguidores. Contudo, quando ocorrem 15 acidentes no mesmo local da autoestrada, eu deixo de culpar os motoristas e passo a culpar quem fez a estrada" 
(Cito de cabeça, pois não guardei o instante do debate).

3 comentários:

Tiago disse...

Também gostei da frase. Será que o Krugman aprovaria se ela fosse igualmente aplicada ao Keynes?

Anônimo disse...

Afinal, quem saiu vitorioso do debate? Parece que na audiência tinha mais gente da direita americana do que da esquerda, vide as palmas para o economista austriaco. Ainda estou tentando entender a cabeça do Léo. Você não tem lado político e se um tem dados científicos que provem seu ponto de vista, você aceita, independente da posição política?

Leo Monasterio disse...

Como todo mundo, eu tenho minhas preferências (eficiencia X equidade..., critérios de justiça) e minhas cismas pessoais, mas tento ser orientado pela evidência empírica ou - ao menos - separar as coisas (evidência X juízos).

Tecnologia do Blogger.