Por que o jornalismo econômico é tão ruim? (revisto)

Faz 8 anos, eu escrevi um post que fazia essa pergunta.  Na época, eu chafurdava em nassifologia e estava bastante pessimista com a qualidade geral da imprensa.
De lá para cá,  a situação melhorou. Conforme a política econômica piorava, a qualidade do jornalismo melhorava. Os jornalistas pareceram mais atentos em diferenciar o joio do trigo, mais preparados e passaram a dar mais atenção aos especialistas. E gente super qualificada (na verdade, por vezes, overqualified  para a tarefa*) tiveram bastante espaço na mídia.
A situação ainda está longe da perfeição. Uns ignorantes ainda têm espaço para divulgar teorias econômicas criadas na hora do banho. Às vezes, no clima vamos-ouvir-os-dois-lados (ou, como eu chamo: vamos-ouvir-os-criacionistas),  pegam o louco da praça para entrevistar.  No geral, contudo, o nível aumentou. (Ou então eu apenas mudei a minha dieta de notícias).


* Sim, em um mundo ideal, eles não precisariam gastar o seu precioso tempo para explicar coisas simples ou entrar em debates com malucos.

Um comentário:

Anaximandros disse...

Tente ler o Vladimir Safatle na fsp, hoje, dia 18, antevéspera do Vinte de Setembro, e perceberás que o seu otimismo é exagerado. Abraço,s.

Tecnologia do Blogger.