O erro de Adam Smith e a Yahoo

Um tropeço do Adam Smith foi achar que o trabalho escravo seria intrinsecamente menos eficiente do que o livre. Ele escreveu na riqueza das nações:
A person who can acquire no property, can have no other interest but to eat as much, and to labour as little as possible.
O erro é que o trabalhador livre também quer aproveitar o máximo e trabalhar o mínimo que puder.* Sem supervisão, os assalariados também fazem corpo mole. Foi isso que o pessoal da Yahoo descobriu. Tinha carinha usando o tempo de trabalho para cuidar da sua nova empresa. (O CC escreve também sobre o assunto.)
Sim, eu sei que existem firmas como a Valve, sem hierarquia, patrão, horários, nem nada. Fantástico, mas certamente tudo depende da tecnologia e da função de produção. De qualquer forma, essas empresas são exceção. Para um discussão histórica do tema, ver Marglin "What do bosses do?" e a réplica do Landes "What do bosses really do?"

A propósito: falando em Teoria da Firma, que pena que o Alchian se foi. O Teorema Alchian-Allen é um dos meus favoritos.

*Em sentido análogo, a escravidão com frequência usava incentivos positivos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Alchian foi embora sem um Nobel. Deveriam ter dado para ele ano passado, em vez daquela premiação patética - pô, elaborar listas até minha avó sabe.

Tecnologia do Blogger.