"Competição, Instituições e o Declínio do Império Português na Ásia" por João Gabriel Ayello Leite

Por que diabos Portugal perdeu seu Império na Ásia?
Aí vai o resumo da dissertação, orientada pelo Bernardo Mueller, da qual eu fui banca nesta segunda-feira na UnB:

"Competição, Instituições e o Declínio do Império Português na Ásia"
João Gabriel Ayello Leite
Os portugueses foram os primeiros europeus a estabelecer uma presença colonial na Ásia, no começo da Idade Moderna, e os últimos a se retirarem do continente. Apesar de sua presença longeva, o auge do poder português na Ásia ocorreu no século XVI. A rapidez e a assertividade com que os portugueses estabeleceram o monopólio sobre a rota marítima pelo Cabo da Boa Esperança e o domínio sobre as rotas comerciais asiáticas mais lucrativas de seu tempo talvez só seja rivalizada pela forma com que foram deslocados pelos seus competidores europeus. As teses tradicionais que procuram explicar o declínio da presença portuguesa na Ásia enfatizam fatores diversos como recursos econômicos, população, cultura e o contexto asiático. Neste trabalho, apresentamos a hipótese de que um dos fatores que contribuiu de forma decisiva para o resultado da competição entre os europeus na Ásia foi a diferença entre as instituições nesses países. No começo da Idade Moderna, Holanda e Inglaterra contavam com as instituições mais adequadas para incentivar empreendedorismo, investimentos e inovações técnicas e gerenciais, as quais permitiram a exploração mais eficiente do comércio colonial com a Ásia. Dessa forma, Portugal, o primeiro Estado moderno, não foi capaz de competir com as Companhias de Comércio, as primeiras corporações modernas.
A dissertação é ainda mais bacana do que sugere o resumo. Ela tem uma sessão econométrica: a variável independente é o número de viagens/tonelagem e tem um monte de controles e variáveis institucionais.
Vejam só que porcaria era a estrutura de governança da Companhia Portuguesa das Índias (1628):
"Na primeira eleição, para colocar a Companhia em prática, a Coroa nomeou todos os diretores. Todos os nomeados, com exceção de um, eram fidalgos da casa real e nenhum deles tinha capital investido na Companhia."
Além disso, quem fosse condenado por heresia, perdia todo o capital investido. Não tinha como dar certo.
Quanto a dissertação estiver on-line, eu posto o link aqui.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.