Por que agora?
Em Austerity and Anarchy: Budget Cuts and Social Unrest in Europe (1919-2009) Ponticelli e Voth mostram que medidas de austeridade causaram manifestações. Já no Brasil, o desemprego está em baixa, os salários reais em alta, a seleção está ganhando e o governo não sinalizou qualquer redução de gasto. Por que tantas manifestações agora?
O @NPTO sugeriu que os manifestantes poderiam estar antecipando a austeridade futura. Sei não, isso continua um enigma para mim.
Eu só consigo antecipar duas coisas: 1) agora é que o governo não vai mesmo adotar medidas recessivas; 2) os aumentos de preços das passagens voltarão a ser em janeiro, quando todos estão de férias. Ouvir os pedidos do Mantega acabou gerando consequências indesejadas.
PS. Ai... ai... Passe Livre é uma má ideia, mas conseguiram arrumar uma ainda pior: "A Desestatização do Transporte Coletivo".
Eu só consigo antecipar duas coisas: 1) agora é que o governo não vai mesmo adotar medidas recessivas; 2) os aumentos de preços das passagens voltarão a ser em janeiro, quando todos estão de férias. Ouvir os pedidos do Mantega acabou gerando consequências indesejadas.
PS. Ai... ai... Passe Livre é uma má ideia, mas conseguiram arrumar uma ainda pior: "A Desestatização do Transporte Coletivo".
5 comentários:
A ajuda da PM foi providencial no crescimento do movimento. Ela criou uma "causa".
Por que a medida de desestatização do transporte coletivo é ruim?
Você acredita que o Estado é um melhor gestor do que o mercado?
Cristiano,
O problema central do transporte urbano é que cada veículo na rua impõe um custo aos demais. A fração de segundo a mais que meu carro causa gera atinge cada um dos outros na via.
Pensando de outra maneira: vc tem um recurso (espaço na via) que é gratuito. Ele será , portanto, sobre-utilizado. O pedágio urbano é um jeito de tentar acertar isso.
Se vc desregulamenta o transporte público, as ruas ficarão igualmente entupidas de ônibus, vans e o escambau, todos eles subutilizados. Quer a prova? Basta ir ver as metrópoles de países muito pobres. O estado não se mete (por incapacidade) e o trânsito é uma porcaria.
Enfim, entre o MPL e os caras da "Desestatização" existe um amplo espaço para avanços.
Leonardo, outra hipótese:
http://oglobo.globo.com/rio/geracao-que-nem-trabalha-nem-estuda-cresceu-de-123-para-16-dos-jovens-entre-2000-2010-8725435
Att.
Acredito que houve uma percepção de que o foco internacional no brasil devido a copa das confederações aumenta o poder de barganha dos manifestadores e isso aliado ao aumento da passagem dos onibus (que foi um motivo para se rebelar nesse momento) fez eclodir essas revoltas do povo que ja estava guardando um grande rancor.
Acredito também que o modo de julgar a corrupção no mundo está mudando. Estamos vivendo um momento de transição. A corrupção nunca foi realmente vista como um crime e quando era vista como um problema, era um problema pequeno.
Desta vez, eu espero, essas manifestações não vão parar com a redução no preço dos transportes públicos.
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