Manual / ABNT

ABNT


A imensa maioria dos seus trabalhos, durante o seu período na universidade, será no formato da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Alguns dos padrões exigidos fazem sentido, outros apenas revelam o mau gosto de quem os definiu. As normas de formatação de páginas e parágrafos não são difíceis de seguir. As mais complicadas e exigentes são quanto às Referências.
Se você não tem distúrbio obsessivo-compulsivo, as normas da ABNT parecerão criadas por alguém que precisa de socorro psiquiátrico. Só alguém muito perturbado seria capaz de definir medidas para as margens, citações e todos os formatos para que os textos acadêmicos sejam igualmente feios. Mas as normas têm sua razão de existir. As normas da ABNT impedem que outros malucos inventem seus próprios jeitos de apresentarem seus textos. Se fossem deixados soltos, imaginem os absurdos que seriam cometidos? Assim, para manter ao menos a consistência na apresentação, segue-se o padrão da ABNT.
Eu, caro leitor, entendo seu sofrimento quando, às vésperas da entrega do trabalho, você tem de perder horas formatando tudo. Eu já passei por isso. Como não há escolha, o melhor é aceitar as normas da ABNT como um dos fardos da vida.
Neste livro, você não encontra as normas da ABNT. Muitas árvores já foram sacrificadas e qualquer biblioteca tem dúzias de livros que reproduzem e interpretam as normas. A propósito, não saia atrás do texto original das normas da ABNT, elas são difíceis de serem lidas e aplicadas. Seria só perda de tempo. Nem busque no site ABNT, as normas referentes a trabalhos científicos. Eles cobram pelas normas e existem dezenas de livros que mastigam as normas para seres humanos aproximadamente normais.
Pegue emprestado na biblioteca de sua faculdade um livro recente de normas. As bibliotecárias poderão lhe ajudar nisso. Tente pegar as edições mais recentes porque, de tempos em tempos, a ABNT atualiza (outro nome para: "faz modificações sem razão aparente") as normas.
Quer você use o MS Word ou o OpenOffice, eu sugiro que você gaste umas duas horas para aprender a usar as folhas de estilo. Com isso, ao invés de você precisar formatar cada trecho por vez, você cria um estilo com fonte, espaçamento e tudo mais e só aplica o estilo nas partes selecionadas. Se você quiser reformatar o texto, basta alterar os estilos e todas as partes marcadas com aquele estilo serão alteradas. Nada de precisar acertar cada trecho um por um. Além disso, quando você submeter um trabalho para publicação, será mais fácil acertar o formato adequado exigido pela revista.
Na escrita do texto, não perca tempo buscando fontes inusitadas. A ABNT não define a fonte a ser utilizada, mas seja careta: use a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
Para a formatação da bibliografia, eu recomendo usar o Zotero. No software existem, já preparados, os formatos de saída ABNT.

Manual de sobrevivência na universidade: da graduação ao pós-doutorado


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.