Por quê - divulgação + uma crítica séria e outra não.

O canal do Youtube Por quê: economês em bom português, tocado pelo Carlos Eduardo Gonçalves, é o melhor canal de divulgação de Economia nacional e deveria ser mais assistido. O site do projeto está aqui.
  • Crítica séria (mas nada grave!) : no vídeo sobre as Escolas Econômicas, o Carlos meio que associa a história à heterodoxia. Ele sugere uma oposição entre quem usa história e quem usa métodos modernos para analisar as questões econômicas. Na verdade, não existe essa dicotomia. Justamente, o que está em voga é olhar para a história econômica e aplicar tais métodos modernos para entender temas relevantes. É verdade que no Brasil tem mais historiador econômico heterodoxo, mas isso não acontece no resto no mundo.  Tenho certeza que o Carlos sabe disso, mas o novato em Economia pode ficar com a impressão equivocada ao assistir ao video.
  • Crítica não séria: um problema menor com todos os canais de divulgação de Economia no mundo é que os apresentadores "têm o rosto perfeito para trabalhar no rádio". (Eu - quem me conhece sabe- também seria vítima dessa crítica se tivesse um canal!).  Como as chances de conseguir a Winnie Cooper como professora são remotas,  melhor seria se  usassem animações simples como o CGP Grey, mas isso - imagino - deve ser muito caro e trabalhoso.
No mais, eu parabenizo e desejo muito sucesso para o projeto!

3 comentários:

Dudu PQ? disse...

Monasterio, concordo 100% c voce. Se passei ideia errada, foi nao intencional

Prof Shikida disse...

No dia em que eu mudo minha página na parte de pesquisas para destacar os poucos trabalhos que fiz até o momento na área de HEB (nada perto ou comparável ao que o Leo faz), o Carlos me dá tiro de fogo amigo. He, he, he.

Leo, olha: http://wp.ufpel.edu.br/cdshikida/ (vai na parte de pesquisa). Diz o que achou.

Não só isso, hoje eu estive no gás recuperando um texto da tese - bem história econômica da selva chamada Brasil - todo animadão, maior alegria...

O consolo é que a gente sabe é que o Carlos é do bem.

Leo Monasterio disse...

Olá Carlos,
Valeu! Entendi perfeitamente. Mais uma vez: parabéns pelo projeto e pelos vídeos!
abraços,
Leo.

Shikida,
A página está bonita. Já vc está tão feio nos teus vídeos quanto o Carlos! :-)
abraços,
Leo.


Tecnologia do Blogger.