Manual / Bibliotecas e bibliotecárias

Bibliotecas e bibliotecárias


A biblioteca não serve apenas para encontrar os livros/textos recomendados pelos professores. Por pior que seja a sua biblioteca, uma caminhada entre as estantes resulta em uns achados se você gastar algum tempo folheando os livros relacionados à sua área de interesse. Como os livros são organizados por tema, os livros das proximidades do buscado podem resultar em boas surpresas. Nem tudo está na internet e, às vezes, um bom e velho livro, com mais ácaros do que uma múmia, é o que se precisa.
A biblioteca é também o lugar para começar a busca pelos itens difíceis. Ao invés de ficar "googlando" e tentando encontrar o PDF em um daqueles sites de livros piratas, vá para a biblioteca. O COMUT, um programa de empréstimos entre bibliotecas, permite que você tenha acesso a livros do Brasil inteiro. Comece no site do IBICT (http://www.ibict.br/) para buscar em catálogos de diversas bibliotecas ao mesmo tempo. Uma vez tendo encontrado as referências, procure as bibliotecárias.
Falando das bibliotecárias. Tenha muito respeito por elas. Com rigor, amor aos livros, apego à organização e óculos fora de moda, elas protegem a civilização dos bárbaros. Minha experiência mostra que elas são ótimas pessoas, dispostas a ajudar e que amam os livros acima de tudo. Faça a sua busca, tente aprender a lógica da biblioteca sozinho, mas, se não conseguir, peça ajuda.
Cultive a amizade com a bibliotecária da sua faculdade. O motivo principal é que elas merecem, mas também porque, com a amizade, elas podem retribuir e quebrar alguns galhos. Elas podem se dedicar mais à busca daquele livro difícil, encontrar o paradeiro daquele livro que deveria estar na prateleira e que algum aluno ogro pôs na estante errada, ou – quem sabe – até perdoar uns dois dias de atraso na entrega do livro.
Uma dica para os professores: depois que os periódicos ficaram disponíveis on-line, notei que as seções com journals são um ótimo lugar para se esconder e trabalhar em paz quando você estiver na faculdade. As chances de um aluno aparecer por lá são levemente superiores as chances de um milhão de macacos datilografarem um trabalho de conclusão aceitável. Ou seja, possível, mas improvável.

Manual de sobrevivência na universidade: da graduação ao pós-doutorado

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.