Manual / Congressos
Congressos
Os congressos são muito importantes, especialmente no começo
de sua carreira. Eles são a oportunidade de você conhecer novas pessoas, ter
uma panorâmica da comunidade e – o mais importante –perceber se
quer fazer parte do meio acadêmico. Se aquele monte de gente parecida com você,
discutindo os mesmos assuntos por três dias lhe agradar, é sinal que você está
na carreira certa.
Alertas:
- Tem surgido muitos congressos picaretas, com nomes bacanas (Interplanetary Conference on Technology, Media and Science) que são meros caça-níqueis e sem valor acadêmico. Orlando, Acapulco e Las Vegas são destinos comuns. Fuja disso, eles só querem o seu dinheiro. Se você quiser ir para esses lugares, use as suas férias.
- É muito feio mandar o paper e nem ter planos de comparecer. Sua ausência é, por vezes, perdoável porque as fontes de financiamento tendem a dar a resposta muito em cima da hora. Caso você não possa mesmo ir, faça um favor aos organizadores, avise-os por e-mail assim que souber. É horrível entrar em uma sessão em que os papers são cancelados pela ausência dos apresentadores. Tumultua a ordem dos trabalhos e parece que você tratou o evento com desleixo.
- ;No mais, divirta-se. Assista a todas as sessões. Tal com os filmes ruins, por pior que sejam as apresentações, a gente sempre aprende alguma coisa. Já as boas sessões podem ser melhores do que o melhor filme. Curta o papo no coffee break e aproveite a celebração de ter gente igual a você por perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário